Vinculo afetivo: Os laços entre mães e filhos

fotos-maes-e-filhos-21O termo vínculo tem sua origem no latim “vinculum”, que significa uma união com características duradouras. De igual maneira, provém da mesma raiz que a palavra “vinco”, que se refere a alguma forma de ligação entre partes que se unem e que são inseparáveis, embora permaneçam delimitadas entre si.

Definições literárias à parte, a proximidade do dia as mães evidencia reflexões para essa relação de amor e, muitas vezes, conflituosa que permeia os laços mãe e filho. Nascemos de duas pessoas: nossos pais. Independente do que tenha acontecido em nossas trajetórias, quando há um conflito ou revolta contra um deles ou ambos, o maior prejudicado é o próprio indivíduo que questiona sua vida, sentimentos, crenças e o seu universo, entrando em guerra contra si mesmo.

 Na vida real, trilhar o caminho da reconciliação requer humildade, desprendimento e conhecimento pessoal, o que em geral não é uma tarefa fácil. O estudo das Constelação Familiares tem mostrado que é possível alcançar tal reconciliação e o quão benéfica é para o indivíduo “fazer as pazes” com seus pais, e indo mais além, consigo mesmo.

Atualmente sabe-se que o mundo exterior de cada pessoa é exatamente o reflexo de como as coisas fotos-maes-e-filhos-2estão em seu mundo interior. Para exemplificar, se um pessoa está vivendo conflitos em seus relacionamentos pessoais, autoaceitação, trabalho, direcionamento na vida, escolhas, etc., isso é um forte indicativo de que algo no seu mundo interno precisa ser visitado, compreendido e harmonizado, e somente assim esta pessoa poderá ser livre para viver o melhor da sua vida, talvez, pela primeira vez.

Para uma pessoa se livrar de traumas ou limitações existentes no mundo físico, muita vezes  é preciso somente visitar de forma direcionada e amorosa a sua programação interna.

O caminho da felicidade plena sempre inclui a aceitação integral de quem somos e de onde viemos. Para isso, o primeiro passo é fazer as pazes com nossos progenitores. Qualquer momento é muito oportuno para isso. Algumas datas, como o dia das mães, trazem uma energia que proporciona maior facilidade de reconciliação, aproximação e perdão. Com isso, ganha o individuo, ganha a família e ganha todo o universo.

 Em junho, será realizado no Espaço Integralidade, em Campinas, um evento onde as pessoas poderão, de forma ordenada e tranquila, entrar em contato com estas questões que a impedem de ter a vida que elas querem. Serão realizadas práticas em que os participantes poderão olhar com muito respeito, carinho e delicadeza para algumas feridas que ainda precisam de cuidado para sarar.

Entregue-se a uma vida melhor, com mais harmonia, realizações e melhores relacionamentos. Entregue-se em definitivo para um novo e melhor caminho a decisão é sua!

Milton Saffi Gobbo é facilitador de Processos de Desenvolvimento Humano Integral, Master Coach, Facilitador de Constelações Familiares e Empresariais Sistêmicas, Palestrante, Pratictioner de PNL e Ministra Treinamentos e Workshops sobre os temas Liderança, Vida Plena, Desenvolvimento Humano e Empresarial em geral.