A sogra é antes de tudo a mãe do seu parceiro ou da sua parceira. É graças a ela que ele ou ela existem, e tudo o que o casal construiu junto também, pois sem a sogra não haveria seu marido ou sua esposa, nem seus filhos, se vocês os tiverem. A Sogra deve ter seu lugar de mãe respeitado, pois caso não o tenha, você vai sofrer as consequências mais severas, inclusive uma possível repetição de padrão quando você vier a ser sogra também.
Outra coisa que precisa ficar claro é que a Sogra, assim como você e quaisquer outras pessoas, é uma mulher comum, com seus problemas, traumas, carências e necessidades individuais.
Os problemas de relacionamento entre seu parceiro e ela não te dizem respeito.
Deixe que eles lidem com as dificuldades da relação deles sem dar pitacos ou assumir uma posição contrária a qualquer um deles. Eles são família muito antes de você chegar e serão também por todo o sempre.
Outra coisa que você deve evitar só 100% das vezes é servir de “psicóloga” das questões do casamento dela. Fique de fora. Olhe pra ela do seu lugar de esposa, com respeito e a amorosidade que for possível, pois quando você olha para ela com raiva ou qualquer outro sentimento negativo, o seu parceiro também é atingido por este sentimento. Agora que você já sabe, acabou a inocência.
Se você quer ter mais chance de sucesso no seu relacionamento, você precisa tomar em seu coração, sempre do seu lugar, a família de origem do parceiro tal como são, sem querer tirar nem pôr nada. Quer ver como anda a sua relação com a família do seu parceiro ou parceira? Então faça o seguinte: De olhos fechado pense e se conecte com cada um deles e quando os visualizar diga: Eu vejo você, respeito você e te dou um bom lugar no meu coração. Faça isso até finalizar com todos que fazem parte da família dele e você terá uma boa percepção se você está no lugar que deveria nesta relação ou se a sua relação está fadada a mais dificuldades vindouras. Abraços, Milton Gobbo.