Constelação Familiar Sistêmica segundo o trabalhos de Bert Helinger é algo que se chama originalmente de Posicionamento Familiar Sistêmico, e para muito além de ser uma psicoterapia breve, como no início foi chamada, hoje ela é tida como um caminho de solução, que se opera através de uma abordagem empírica e fenomenológica. A Constelação Familiar Sistêmica contém em seu desenvolvimento uma base científica e também fenomenológica e o seu criador, Bert Helinger era enter outras coisas, professor, psicoterapeuta, filósofo, teólogo, hipnólogo, praticante de PNL, formado em gestalt terapia, terapia primal e muitas outras abordagens que atualmente são praticadas com a intenção de auxiliar pessoas com necessidades do trato psicológico ou mental, resolução de conflitos, traumas dos mais variados tipos, uso e abusos de drogas, pessoas em depressão, e mais uma imensa gama de dificuldades no sentido de encontrar paz, tranquilidade, abundância e seguir em frente na Vida.
Através de um atendimento ou sessão de Constelação, você vai poder entrar em contato com aquilo que impede o seu seguir na vida, aquilo que te prende, aquilo que você não tem consciência e mesmo que talvez tenha, não consegue se liberar para poder seguir adiante.
Uma das abordagens mais essenciais dentro de um atendimento de Constelação é encontrar o seu lugar dentro do grande sistema familiar que você faz parte, reconhecer quais os limites da sua atuação dentro deste sistema e também se liberar dos emaranhados, fantasias e impedimentos que por ventura se revelem ao longo da sua sessão / atendimento.
Geralmente estamos fora de nosso lugar ideal na vida, ou carregando histórias, destinos e dificuldades que não são nossos e sem nos darmos conta do que isso além de não ajudar a estas pessoas, também nos prejudica e prejudica quem nos ama de forma profunda e incisiva.
Saber qual é o seu lugar neste grande sistema familiar é super importante se você quer viver uma vida plena, abundante e com bons relacionamentos. Sem isso, o que sobra é dor, desorientação raiva, cansaço e por ai vai.
Das coisas mais comuns que se revelam em uma Constelação temos os seguintes exemplos. Você está como filho em relação aos seus pais ou como pai em relação aos seus filhos? Você está em um lugar de igualdade com relação ao seu relacionamento de casal onde tanto masculino quanto o feminino têm o mesmo valor e só assim podem ser realizados? Nas suas relações existe uma troca justa, ou você dá demais, não sabe receber ou impede o outro de compensar? Através da Constelação você poderá tomar consciência das dinâmicas de dificuldades em que está envolvido sem perceber, os eventuais padrões familiares danosos do seu sistema que fazem você não prosperar em sua vida, trabalho, finanças ou relacionamentos. Constelação não é terapia, é um caminho. Um caminho de solução, um caminho para a liberdade, para a leveza.
Você pode ser você mesmo e ainda ser parte de um todo, com amor, mais liberdade e leveza.
Abraços, Milton Gobbo.